
A pintura corporal é a união das Artes com a anatomia humana, que se unem para expressar a beleza de cada parte do corpo, e transformá-la em um elemento artístico.
O Homem sempre pintou seu corpo como um habito cultural que vem de encontro com a estética, religião, ritos, festas e as guerras, os diferenciando entre si e de outras tribos; Os índios brasileiros são um exemplo disto. Para nós “ocidentais”, pintar o corpo é uma expressão de vaidade, sentimentos e desejos primitivos assim como a arte.
Na busca de unir novos suportes com diferentes técnicas,surgiu a idéia de fazer gravuras e desenhos sobre a pele. Aqui os elementos da cultura indígena, dão espaço a um novo traço, uma nova linha que carrega com sigo elementos da nossa cultura. O corpo que por si só já é uma obra de arte, aqui aparece como suporte ressaltando e sendo ressaltado pela pintura. O resultado é uma mistura de diferentes técnicas, que se relacionam de forma harmônica construindo um trabalho único, cada técnica ocupa seu espaço sem interferir na outra, elas trabalham em conjunto. O que sería somente uma “performance”, uma pintura de caráter efêmero é então capturado por registros fotográficos, acrescentado uma nova técnica e uma nova forma de ver o trabalho. Com a fotografia conseguimos que estes desenhos e pinturas se perdurem pelo tempo eternizando e recriando tradições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário